Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Essa data foi estabelecida em 2007, sendo celebrado pela primeira vez em 2008. Eu trabalho com crianças com Transtornos do Espectro Autista desde 2005 e isso, sem dúvida, foi o maior aprendizado que podia ter. Profissional e pessoalmente, sou uma pessoa melhor por tudo que me ensinaram. Aprendi com eles a tolerar, aprendi que frustrações acontecem, mas também podem ser superadas. Aprendi que cada um tem seu tempo, a expectativa que parte de nós, é nossa, forçar a barra não adianta de nada. Aprendi também que se a gente não forçar a barra de vez em quando, não descobre novas perspectivas. Aprendi que o carinho que recebemos destas crianças é o mais puro e verdadeiro, vale mais que qualquer palavra. Aprendi com eles que se as coisas não estão funcionando, nós é que temos que pensar em alternativas para que mudem. Aprendi que as famílias são nossos maiores aliados, com elas ao nosso lado todo o trabalho é potencializado e os resultados são mais amplos e duradouros. Aprendi, por fim, toda conquista é resultado de muito esforço, fazendo tudo valer a pena.

Com tudo isso eu queria dizer a melhor conscientização é ter contato com essas crianças tão únicas e especiais. Por isso, famílias: saiam com seus filhos, permitam que o mundo as conheça e as admire. Escolas: incluam essas crianças no grupo, permitam aos colegas entenderem o que é o Autismo, só assim teremos mais compreensão. Profissionais: não desistam, tentem, mudem suas estratégias, permitam que essas crianças os surpreendam. Só assim teremos de fato Conscientização Mundial.

Eu amo muitos autistas! Espero que o Dia 02 de Abril seja um dia de reflexão e que novas possibilidades surjam a partir dele! Espalhe a ideia, use azul neste dia, explique o porquê!

 

Mariana Arend de Paula Xavier, Psicóloga

 

Copyright 2017 •