02 de Abril: Dia Internacional de Conscientização do Autismo

Há 71 anos, Leo Kanner descreveu pela primeira vez o Autismo. Há 30 anos tive meu primeiro contato com este diagnóstico e, a partir de então, me sinto parte deste universo que abracei junto a tantas crianças e suas famílias (algumas destas crianças hoje já adolescentes e adultas), estudantes e profissionais.

Neste universo, às vezes surpreendente, outras repleto de dúvidas, a maior batalha é o diagnóstico precoce, associado ao tratamento adequado. E é esta a nossa meta constante.

Às crianças, adolescentes e adultos enquadrados no Espectro Autista, meu mais profundo respeito por esta forma tão especial de ver o mundo. Espero que este mundo consiga superar suas próprias dificuldades e aprenda com cada um de vocês a buscar a superação.

Às famílias, em especial às mães, com as quais trabalho mais de perto, desejo paz, tolerância e persistência, para que a luta diária seja abrandada por cada conquista.

Aos estudantes que fizeram e fazem parte da trajetória da Self (e minha), meu agradecimento por cada momento de dedicação. E, aos profissionais que estão ou já estiveram neste caminho, parabéns pelas conquistas e pela intensa colaboração em cada progresso alcançado.

O Dia Internacional de Conscientização do Autismo é hoje, mas para nós, são 365 dias, a cada ano, de esforços para tornar o mundo melhor.

 

Psic. Maria Helena Jansen de Mello Keinert- CRP 08/1252

Self Center – Espaço Terapêutico

Copyright 2017 •